domingo, 3 de março de 2013

Metonímia O que é?

Você sabe a diferença entre o borracheiro e a borracharia?
Podemos ir ao borracheiro? Ao médico? E ao dentista?
Se você nunca pensou no assunto, leia o texto a seguir.
Metonímia é uma palavra de origem grega, formada por “meta” (= mudança) + “onímia” (= nome). Ao pé da letra, metonímia é o uso de um nome por outro.
Metonímia é uma figura de retórica que consiste no emprego de uma palavra fora do seu sentido básico (do seu contexto semântico normal), por efeito de contigüidade, de associação de idéias.
É diferente da metáfora, que consiste no emprego de uma palavra fora do seu sentido básico por efeito de uma semelhança. No caso da metáfora, trata-se de uma relação comparativa; no caso da metonímia, é uma relação objetiva, de base contextual.

Vejamos alguns exemplos de metonímia:

a) relação metonímica de tipo qualitativo:

1. matéria por objeto: “O ouro (=dinheiro) só lhe trouxe
infelicidade”; “Os bronzes (=sinos) repicavam no alto do campanário”;
2. autor por obra: “Seu maior sonho era comprar um Picasso
(=quadro de Picasso); “Adorava ler Jorge Amado” (=livros de Jorge Amado);
3. proprietário pela propriedade: “Ontem fomos ao Álvaro
(=bar do Álvaro);
4. continente por conteúdo: “Adora macarrão, por isso comeu
três pratos” (=o macarrão de três pratos);
5. conseqüência pela causa (também chamada Metalepse):
“Ele não respeitou seus cabelos brancos” (= velhice); “Venceu graças ao suor (= trabalho, esforço) do seu rosto”;
6. cor pelo objeto: “O vermelho (= sangue) lhe corria pelas
veias”; “As andorinhas voavam pelo azul (= céu) do Rio de Janeiro”;
7. instrumento pelo agente: “Ayrton Senna foi um grande
volante” (= piloto de carros de corrida);
8. abstrato pelo concreto: “O crime (= criminosos) habita
aquela casa”; “Esperava pelo voto das lideranças” (= líderes);


b) relação metonímica do tipo quantitativo (também chamada de
Sinédoque):

1. parte pelo todo: “As asas (= pássaros) cortavam os céus de
Copacabana”; “Precisa de mais braços (= trabalhadores) para desenvolver a sua lavoura”;
2. singular pelo plural: “O inimigo (= inimigos) estava em toda
parte”; “Precisamos pensar mais no idoso” (= pessoas idosas);
3. gênero pela espécie (ou vice-versa): “Seu maior sonho era
pertencer à sociedade (= alta sociedade) paulistana”; “O homem (= humanidade) deve respeitar mais a natureza”.
Leitor quer saber se “ir ao borracheiro” não está errado, pois verdadeiramente “vamos à borracharia”.
Não é uma questão de certo ou errado. Borracharia é o estabelecimento onde se vendem ou se consertam pneumáticos e câmaras de ar. Borracheiro é quem trabalha numa borracharia, mas também pode ser usado como sinônimo de borracharia.
Trata-se de uma relação metonímica perfeitamente aceitável e registrada em nossos principais dicionários.
É um caso semelhante ao de “ir ao dentista” (= clínica dentária) e “ir ao médico” (= consultório médico).



Metonímia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.
A metonímia é geralmente utilizada para a não repetição de palavras em textos. Como em entrevistas nas quais o entrevistado (ex.: Jorge Amado) pode tanto ser chamado pelo primeiro nome, pelo sobrenome ou pelo nome completo (ex.: Jorge declarou, Amado declarou, ou Jorge Amado declarou).

Sinédoque

A sinédoque é um tipo de metonímia que consiste na atribuição da parte pelo todo (pars pro toto), ou do todo pela parte (totum pro parte).
Figura de linguagem, para muitos autores indistinta da figura da metonímia, ou considerada como um tipo de metonímia na qual se exprime uma parte por um todo ou um todo por uma parte (Moscou caiu às mãos dos alemães), o singular pelo plural (quando o Gama chegou à Índia), o autor pela obra (estou a estudar Pessoa), a capital pelo governo do país ("Washington decidiu enviar tropas para o Iraque"), uma peça de vestuário pela pessoa que o usa (um vestido negro surgiu pela porta), etc. Na verdade trata-se da inclusão ou contiguidade semântica existente entre dois nomes e que permite a substituição de um pelo outro. Na literatura, abundam sinédoques com fins estéticos de provocar o inusitado nas expressões escolhidas:
"Ficou sem teto" – o teto representa a casa inteira.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

10 coisas que você tem em casa que podem servir como remédios

10 coisas que você tem em casa que podem servir como remédios

Remédios caseiros

Mergulhar seus pés no enxaguante bucal Listerine por 15-20 minutos, duas vezes por dia, pode curar a maioria dos casos de fungos nas unhas. Listerine contém ingredientes anti-sépticos e desinfetantes, que tem sido usados para tudo, de cura para gonorréia até a limpeza de pisos. Listerine também é bom para curar as bolhas e caspas.

2 – Iogurte
Estudos têm mostrado que as bactérias vivas no iogurte sem açúcar podem suprimir os níveis de bactérias causadoras do mau hálito. Se as bactérias ruins não podem sobreviver, seu hálito então será bem mais agradável.

3 – Azeite
O azeite é rico em vitamina E, por isso é um ótimo hidratante para a pele. A melhor forma é utilizar o azeite extra virgem não refinado após o banho, enquanto a pele ainda estiver úmida.

4 – Açúcar
Soluços são irritantes, mas agora você pode impedi-los dentro de um minuto, simplesmente engolindo uma colher de chá cheia de açúcar seco. Especialistas acreditam que a doçura súbita, sobrecarrega as terminações nervosas da boca e da língua o que faz com que os soluços parem.

5 – Chiclete de menta ou canela
Estudos têm mostrado que chicletes de menta ou canela, aumentam a consciência e reduzem a fadiga em até 20%.

6 – Fita adesiva remédios caseiros6
Fita adesiva: Há algo que não pode fazer? Normalmente existem várias opções dolorosas para se retirar as indesejáveis verrugas como a crioterapia e a laser terapia. Ambos são tratamentos de sua escolha, mas mesmo a crioterapia (queima da verruga com nitrogênio líquido) tem apenas 60% de taxa de sucesso. Comparativamente, a prática indolor de aplicação de um pequeno pedaço de fita adesiva parece fornecer cerca de 85% de taxa de sucesso. Basta aplicar um pequeno pedaço de fita adesiva na verruga e deixe-a por uma semana. Em seguida, lave a área usando uma pedra pomes, e reaplique a fita por outra semana. Repita até que a verruga desapareça.

7 – Morder Lápis
Dores de cabeça são muito irritantes e difíceis de irem embora. Uma dica simples para se livrar delas é morder um lápis, pois a força dos músculos da mandíbula podem relaxar e aliviar a sua dor de cabeça.

8 – Vodka remédios caseiros8
Que tal limpar os pés com um pano encharcado de vodka para acabar com o chulé?. Vodka contém álcool, um anti-séptico de secagem rápida. O álcool destrói os fungos e bactérias causadoras do odor e também elimina a umidade que permite esses organismos crescerem.



9 – Azeitonas e limões remedios caseiros9
Movimentos principalmente os de barcos podem aumentar a sua produção de saliva, o que pode torná-lo enjoado. Comer azeitonas ou chupar um limão aos primeiros sinais de enjoo ajuda a aliviar náuseas graças aos taninos contidos nesses itens.



10 Tomates remedios caseiros10
Os tomates têm uma grande quantidade de vitaminas antioxidantes C e A, e teor ácido, de modo que eles podem ser usados para tratar uma variedade de doenças de pele. Esta dica é especialmente boa para quem tem pele oleosa. Crie uma pasta com os tomates, em seguida, espalhe a polpa no rosto e deixe descansar por uma hora. Lave -a com água morna e seque. Repita uma vez por dia durante uma semana.

Tony Lopes - Perereca tá salgada + Cueca do rêgo



OOOOOOOOOOOOOOOOHHH MEUS OLHOS!!! (E PÂNCREAS!!) DÓI TUDO… Pra que tanto açucar, cara? E pra que avisar que vc não é gay no começo do vídeo? Totalmente desnecessário. Quem pensaria uma coisa dessas??? Afinal de contas é claro q vc só tava enfiando e tirando a cueca do rêgo pra ver se saía um pouco dessa porra de açucar das calças. É claro que é isso.

Dica: da próxima vez use aspartame gotas.

Ou faça um desfecho mais honroso pro video sentando em cima de um formigueiro. Obrigado.

Vi no não salvo

domingo, 6 de janeiro de 2013

Restaurante Nirai é acusado de desrespeitar cliente em Recife

 Vejam o relato desta pessoa, tirem suas conclusões.





“Ontem à noite comi o sushi mais caro da minha vida. Fui jantar com minha mãe no Restaurante Nirai, aquele que fica no mesmo casarão do Macunaíma. Chegamos por volta das 18h50, entreguei o carro ao manobrista da empresa Souza Park. Assim que fiz meu primeiro prato, me dei conta que havia esquecido o celular dentro do carro, para o meu azar. Da mesa mesmo comecei a ligar para ele, que já estava desligado. Não fiz nem alarde, apenas fui pedir a chave do carro dizendo que queria pegar algo que havia esquecido. Me entregaram e fui na rua ao lado da padaria onde eles costumam estacionar o carro. Olhei de trás para frente e, óbvio, meu celular não estava mais.

Chamei o gerente do Nirai e ele disse que não era responsabilidade da casa, que eu procurasse o gerente do Souza Park, chamado Itamar. Fui procurá-lo, ele me atendeu e eu expliquei a situação para ele, que verificou no recibo o nome do manobrista, Ricardo, e o chamou. Ele disse que não viu celular nenhum, e ainda disse que não foi ele que pegou a chave do carro comigo. Segundo ele, a chave do carro já estava do lado de fora no pára-brisa.
Eu disse ao gerente que iria me manter calma e que não ia fazer alarde,como em nenhuma hora fiz. O próprio Itamar reconheceu minha postura e comentou que eu realmente estava mantendo a calma que e que reconhecia que minha intenção era apenas resolver o caso. Ele pediu para que eu entrasse no restaurante e voltasse a comer enquanto ele conversaria com a equipe, um por um. Eu concordei e disse mais uma vez que não queria confusão, que nem queria saber quem havia pegado, queria só o meu celular de volta.
Voltei para o restaurante e o gerente do Nirai continuou despreocupado e não veio falar comigo em nenhum momento, nem para saber se havia resolvido, se podia ajudar, ou se eu precisava de alguma coisa. Nada.

Após pagar a conta do rodízio, bagatela de R$ 66,00, fui ao estacionamento e, lógico, a resposta que obtive foi a de “ninguém” pegou. Itamar, o gerente, me disse que estava tentando falar com um dos sócios que, segundo ele, se chama Bruno. Não conseguiu contatá-lo e me pediu 24 horas para resolver. Opa, 24 horas para resolver? Vocês acham que eu deveria dar esse prazo? Claro que não, né?

Chamei a policia e veio uma viatura com duas mulheres e um homem. A equipe foi muito solícita e se mostraram dispostos a me ajudar a todo instante. A policial Emilia me disse que ia conversar também com o gerente do Nirai (aquele que me ignorou a noite toda), porque o restaurante tem sim responsabilidade também, já que contratou a Souza Park.

Todos nós fomos discretos, inclusive os policiais, mas para a surpresa da policial também, o gerente do Nirai disse que tinha muitos clientes (ele resolveu aparecer). Ah , isso foi depois da policial sugerir um acordo, dizendo que o restaurante tinha um nome a zelar, que podia ser que eu jogasse isso na imprensa e que iria prejudicar o restaurante. Diante da policial, o gerente Itamar, do Souza Park, argumentou que naquele recibo consta “ Não nos responsabilizamos por objetos e acessórios deixados dentro do carro, blá blá blá”. Então pera aí!! Quer dizer que se o carro for arrombado e levarem um banco, a empresa, que você está pagando CARO R$ 5,00, não se responsabiliza por isso? E o estabelecimento Nirai,onde você pagou CARO R$ 32,99(valor do rodízio por pessoa), também não se responsabiliza pelo seu prestador de serviço?

A policial me perguntou se eu queria levar adiante o caso e me levou para a delegacia. Fomos em duas e nada. Depois da segunda tentativa, o comissário disse que tenho que esperar até amanhã (sexta, 04) para ir à delegacia do Cordeiro prestar queixa, ai todos serão ouvidos, um a um. O desgaste foi tão grande, que talvez eu deixasse pra lá, mas dessa vez não vou fazer, principalmente por conta do valor do celular, um Galaxy SII. Quero o meu dinheiro de volta, seja do Nirai ou do Souza Park, vou sim à delegacia agora à tarde e irei levar adiante, cabe a investigação decidir quem deve me ressarcir.

Bom, conto com a ajuda de vocês para que me ajudem a divulgar esse desrespeito humano e ao consumidor – vou à Delegacia do Consumidor também!. Não só isso. Compartilho para que vocês não sejam vítimas também”.



Relato obtido do perfil de Raphaella Feitosa no facebook
.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Calazans zans zans: Geopsique e Topofilia

Calazans zans zans: Geopsique e Topofilia: Mais um da série "Livros que amei" . Os livros "GEOPSIQUE" e "TOPOFILIA" representaram prolegômenos a minhas leituras de URBANISMO direciona...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A farsa da Mega Sena

Só estou postando o que eu recebi por e-mail.. kkk não sei se é verdade.. mas......



CAIU A CASA DA MEGA SENA!!!
A GRANDE FARSA É DESCOBERTA!
BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM.....

SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.

Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante.. Só podia ser algum tipo de fraude mesmo!!!
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões..

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha! O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!!

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND...
Certamente foram censurados.... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs...

Está notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!!
Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país.

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais... Passe para todos da sua lista de contatos....

O BRASIL todo precisa saber!!!
Veja matéria http://www.youtube.com/watch?v=yh4gysjNt-o



Outro site sobre o assunto: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=193965&codDep=1 



=====================================

CONCORDA? NÃO? COMENTE ...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MORTE DE NIEMEYER (POEMA DA CURVA)

POEMA DA CURVA

Não é o ângulo reto que me atrai,
Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios,
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
O universo curvo de Einstein....

"Niemeyer"