domingo, 27 de março de 2011

Que tal dar corda ao seu Mouse?

publicado em tecnologia por débora cambé em 12 nov 2010



Numa altura em que a recuperação de velhas tecnologias está cada vez mais na moda, o novo conceito desenvolvido pelo designer Ahmet Bektes não podia ser mais pertinente: esqueça as pilhas e as baterias; dê corda ao seu mouse.



Embora ainda não tenha saído do papel, o mouse de computador Sus-tail, concebido por Ahmet Bektes, já nos leva, sem pedir permissão, numa viagem pelo tempo. Poucos terão ainda memória dos antigos relógios de corda, que exigiam uma atenção constante por parte de quem os utilizava, porque sem ela a sua precisão era frequentemente comprometida. Em pleno século XXI, onde a mecanização de todas as tarefas relega a acção humana para segundo plano, o objectivo de Bektes é trazer-nos, novamente, a essa realidade em que a tecnologia ainda depende do Homem para funcionar em pleno.

Dito de outra forma, Ahmet Bektes pretende revolucionar o funcionamento do indispensável periférico, mas também o comportamento dos próprios utilizadores. No fundo, a ideia é desenvolver uma maior consciência para as questões energéticas e, simultaneamente, criar um pretexto para fazer pausas regulares na utilização (muitas vezes demasiado prolongada) do computador. Além de trazer benefícios à saúde, esta lógica de "produzir antes de consumir" poderia contribuir para acabar com uma cultura de desperdício de energia, em que os aparelhos permanecem ligados ou em stand-by durante todo o dia.



Para dar, literalmente, corda ao seu trabalho no computador e ao mouse, basta utilizar a chave que se encontra alojada na base e rodá-la no encaixe concebido para o efeito. Mas como é garantida a sua conexão ao computador? De acordo com o designer, através da tecnologia Bluetooth, também apontada como uma solução mais ecológica em termos energéticos.

O potencial fabrico do Sus-tail está, neste momento, nas mãos da conhecida empresa Logitech, que irá desenvolver estudos e testes de produto junto de um grupo restrito de consumidores para avaliar se a introdução deste inovador mouse no mercado é viável.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/11/que_tal_dar_corda_ao_seu_mouse.html#ixzz1Hqf5mkKo

Nenhum comentário:

Postar um comentário