segunda-feira, 23 de março de 2009

Resumo do livro : O Pequeno Príncipe

O livro O Pequeno Príncipe publicado por Saint-Exupéry em 1943, em Nova York, é um dos livros mais bem concebidos pelo sentido humano, poesia, beleza e expressão formal de sua escrita. Nada nele é supérfluo. Sempre novo a cada leitura, não por inesperadas revelações, mas pela permanência de sua mensagem que nos mostra uma profunda mudança de valores. Mostra também que não precisamos esquecer o nosso lado criança quando diante do mundo, das nossas preocupações diárias.
Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro?" É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa.
A flor embora bonita e cheirosa era vã e exigente, ingênua e orgulhosa! Acreditava que seus espinhos a protegeriam, exigiu que o príncipe a cobrisse com uma tela. Disse-lhe para colocá-la sob um globo de vidro à noite para protegê-la do frio. Embora o príncipe a amasse, estava cansado de ouvir-lhe as exigências, assim ele partiu de seu planeta com um bando de pássaros em migração.

Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!

Na Terra queria descobrir amigos e conhecer muitos lugares e coisas. Um dia conheceu a raposa e fez amizade. Umas das coisas que ela lhe dissera foi: - A gente só conhece bem as coisas que cativou, os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas, mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! ...

Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Entendia que é difícil para os adultos (os quais considerava seres estranhos) compreender toda a sabedoria de uma criança.
Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações. Muitos adultos até hoje se emocionam ao lembrar do livro. Talvez porque tenham se tornado “gente grande” sem esquecer de que um dia foram crianças.

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.

18 comentários:

  1. Essse livro me traz ótimas recordações....
    amizades q se perderam,coisas boas q se foram e jamais voltarão...porém sempre estarão guardadas em um lugarzinho special...

    ResponderExcluir
  2. muito interesante mi ajudou muito obrigado !! Ass;Rafael William!!!!

    ResponderExcluir
  3. axei muito bom esse livro ♥

    ResponderExcluir
  4. amei lindo adorei me ajudou muito♥*-*

    ResponderExcluir
  5. foi bom pra mim..muito interesante e me ajudou, muito obrigado!!By:diiih

    ResponderExcluir
  6. Adooreei o livro, muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  7. adorei esse livro pois nele consta que nunca devemos esquser que um dia fomos crianças e virar algue que se preocupe so com numeros trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro tem uma sabedoria,incrivel.
    mostrar de uma maneira simples,
    a impartância da vida e de seus valores,
    q quando aprendido da maneira correta
    nos faz tao bem.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito desse resumo brigadão meu chapa

    ResponderExcluir
  10. oii eu adoreii nunca tinha lido mais agora que vi o resumo vou comprar um para mim

    ResponderExcluir
  11. Esse livro e horrrivel ! xato e sem sentido !

    ResponderExcluir
  12. soo vc axa isso indiota este livro e um livro otimo fala sobre cativar a amizade frases que tocam de verdae eu estou lendo e axei otimo....

    ResponderExcluir
  13. meninas tem uns caras que estao falando mta bestera eles sao uns veradeiros indiotas

    ResponderExcluir
  14. bom mi ajudo muito valeu...

    ResponderExcluir
  15. Li este livro quando eu era menor, não entendi nada e agora volto a ler pois irei fazer uma prova amanhã e preciso ler este livro. Comecei a ler, li até a página 20 e não entendi nada, voltei ao início e li novamente... E nada ! E pensei: - Por que não procurar um resumo ? Procurei e encontrei este, perfeito, já me deu muito mais vontade de ler o livro. Obrigada, me ajudou muito ! Espero ter uma boa prova amanhã !

    ResponderExcluir
  16. linda está historia, nos faz se sentim bem, jovens, criança de novo

    ResponderExcluir
  17. Este livro é maravilhoso, nos mostra o quanto é bom sonhar e imaginaar!! Não importa com quantos anos lemos, sempre vamos interpreta-los de uma forma diferente........

    ResponderExcluir